top of page
Buscar

TE DESEJO O SUFICIENTE

  • Alan Donizete
  • 17 de fev. de 2016
  • 5 min de leitura

Hunf... Tô de volta nessa internet. Finalmente! Pra dizer que, olha, sinceramente, achei que fazer uma mudança de casa fosse algo mais simplesinho. (Já tinha até me esquecido de como era). Pelo amor d... É subir caixa, descer caixa, organizar os móveis, organizar as coisas nos móveis, faxinar a casa, limpar as coisas... Putz, que trabalhão danado! Acho que todo mundo sabe como é isso, né? Mas agora que já está tudo em seu devido lugar e a rotina já está voltando ao normal, eu tive o tempo que eu precisava pra sentar e escrever um pouco sobre uma coisa que aconteceu num desses dias de bagunça aqui.

Nada de mais, eu só estava colocando no lugar as coisas do meu quarto e achei uma carta antiga que uma tia escreveu pra mim. E é claro que parei a arrumação pra ler, né? (Porque é muito gostoso ler uma coisa que foi dedicada pra gente há muito tempo, não é? Da uma nostalgia). E lendo o que estava escrito eu logo vi que a carta veio a calhar. Porque me fez parar pra repensar numa par de coisas que eu já estava pensando e refletindo.

Como quando eu quis me mudar de cidade. Eu queria ir pra alguma cidade que fosse distante de qualquer pessoa que eu conhecesse. Sei lá, que ideia... Talvez por um momento eu achei que fosse uma forma de iniciar uma vida nova – quando você sente que está cansado de algumas coisas da sua vida e quer começar tudo do zero. (Quem nunca quis uma oportunidade de poder recomeçar?) Mas não. Eu me mudei pra cidade onde já mora toda minha família mesmo. Porque você não pode simplesmente dar um reset na sua vida, o que você pode é começar a ter atitutes diferentes que tornem tudo novo na vida que você já tem.

E agora a mudança de casa. Eu estava doido pra sair da casa da minha mãe e ir morar sozinho. (Aquele semi adulto que quer sua independência a qualquer custo. Quem nunca?) Eu já poderia escolher entre ir morar sozinho e continuar com a família. E aí eu pensei: Quer saber? Não sou casado, não namoro nem nada, ainda sou um solteirão encalhado, então, ainda não tenho a urgente necessidade de já ir morar sozinho. Toda privacidade que eu preciso está dentro das quatro paredes do meu quarto, com meu computador e umas folhas de papel.

Então aluguei a casa e trouxe o pessoal todo. E quer saber? Acho que assim é mais gostoso. Tem mais aconchego. (Ai, que bebezão). Mas é verdade! E sabe o que também é muito bom em ter a casa cheia? Todos ajudando com as despesas. Porque, olha, cá entre nós, não está fácil pra ninguém.

Bom, fato é que, agora, depois de ter lido a mensagem da carta, eu tenho certeza absoluta de que o melhor foi ter ficado bem junto da minha família. Até quando? Não sei. Só sei que quero sempre e pra sempre estar junto das pessoas que amo. É o suficiente pra mim e pra minha vida. Estar sempre perto das pessoas que são importantes. Simplesmente essencial! E o que é essencial pra gente, não dá pra se abrir mão. Concorda? Primeiro olha o que dizia a carta e, depois, se quiser, fique a vontade pra responder. (Mesmo que a resposta seja tããão óbvia):

Há pouco tempo, eu estava no aeroporto e vi uma mãe e uma filha se despedindo. Quando anunciaram a partida, elas se abraçaram e a mãe disse: – Eu te amo, e desejo o suficiente pra você. A filha respondeu: – Mãe, nossa vida juntas tem sido mais do que o suficiente. O seu amor é tudo de que sempre precisei, e eu também desejo o suficiente pra você. Elas se beijaram, e a filha partiu.

A mãe passou por mim e se encostou à parede. Eu pude ver que ela queria, e precisava, chorar. Tentei não me intrometer nesse momento, mas ela se dirigiu a mim, perguntando: – Você já se despediu de alguém sabendo que seria pra sempre? Então eu respondi que sim. E complementei: – Desculpe-me pela pergunta, mas, por que foi um adeus pra sempre? E ela me disse: – Eu estou velha, e ela vive tão longe daqui. Tenho desafios à minha frente. A verdade é que a próxima viagem dela pra cá talvez seja para o meu funeral.

– Quando estavam se despedindo, ouvi a senhora dizer "desejo o suficiente pra você". Eu posso saber o que significa? Ela também te disse "desejo o suficiente pra você".

E ela começou a sorrir. – É um desejo que tem sido passado de geração pra geração em nossa família. Meus pais costumavam dizer assim pra todo mundo.

Ela parou por um instante e olhou pro alto, como se estivesse tentando se lembrar em detalhes e sorriu mais ainda. – Quando dizemos "desejo o suficiente pra você", estamos desejando uma vida cheia de coisas boas. O suficiente pra que a pessoa se ampare nelas.

Então ela virou pra mim, e complementou, como se estivesse recitando: – Desejo a você sol o suficiente pra que continue a ter essa atitude radiante. – Eu desejo a você chuva o suficiente pra que possa apreciar mais o sol. – Eu desejo a você felicidade o suficiente pra que mantenha o seu espírito alegre. – Desejo a você dor o suficiente pra que as menores alegrias na vida pareçam muito maiores. – Desejo a você que ganhe o suficiente pra satisfazer os seus desejos materiais. – Desejo a você perdas o suficiente pra apreciar tudo o que você possui. – Eu desejo a você "alôs" em número suficiente pra que chegue ao adeus final. E ela começou então a soluçar. Afastou-se, e foi embora, deixando em mim uma lição:

Dizem que leva um minuto pra encontrar uma pessoa especial, uma hora pra apreciá-la, um dia pra amá-la, mas uma vida inteira pra esquecê-la. Por isso, preserve sempre e pra sempre essas pessoas.

Isso era o que a carta dizia. E o que eu quero dizer é que se você também acha que o suficiente pra uma vida completa e inteiramente feliz é estar sempre perto das pessoas que de alguma forma nos faz bem, mande esta mensagem pra todas essas pessoas. Pras pessoas que você nunca esquecerá, nem nunca abrirá mão. Se você não tiver a quem mandar, talvez signifique que você vive com tanta pressa, ou tão despercebido das coisas que são verdadeiramente importantes, que, mesmo sem nem perceber, talvez tenha se esquecido, ou deixado de lado o que é mesmo importante pra você. Seus amigos, sua família, ou até mesmo o seu amor.

Encontre tempo pra viver! Viva perto de quem te faz suficientemente feliz. E eu desejo a você... Simplesmente o suficiente!

 
 
 

댓글


©2015 - Todos os direitos reservados 

bottom of page