top of page
Buscar

DEMENTADORES DA VIDA REAL

  • Alan Donizete
  • 6 de mar. de 2016
  • 4 min de leitura

Confesso que este não seria o tema deste post. Eu estava prestes a escrever sobre outra coisa que eu tinha em mente, (mesmo que este seja um assunto que eu já queria falar desde que criei o blog), e o que me fez parar pra pensar um pouco e escrever sobre depressão, foram as publicações de uma par de pessoas em um grupo no facebook pra pessoas depressivas. Onde há muitas pessoas desabafando seus sentimentos, suas fraquezas, angústias, seus medos e pensamentos. Muitos pensamentos de suicídio. Muitas pessoas querendo entregar os pontos e simplesmente desistir de tudo... Pessoas que são atormentadas pelos dementadores da vida real.

Como eu sei disso? Bom, eles também já me atormentaram. Por isso sei exatamente como é querer desistir, como dói viver de aparências, fingindo sempre estar tudo bem quando na verdade não está, como você tenta viver a vida dos seus sonhos e não consegue, como você pensa no fim como uma forma de escapar da própria realidade.

Você já assistiu algum filme da saga Harry Potter? Com certeza já, né? Então, você deve saber o que é um dementador, não é? Mas se não sabe, só pra entender: dementadores são personagens de Harry Potter e, segundo J. K. Rowling (autora da saga), eles são seres das trevas que se alimentam da felicidade humana e, portanto, provocam depressão e desespero em qualquer um que esteja próximo a eles. Basicamente. (Rowling criou os dementadores para retratar o problema que ela enfrentou com a depressão em uma época de sua vida).

Por que eu usei a expressão "dementadores da vida real"? Bom, porque é isso que os dementadores são: a depressão de uma pessoa. E eu acredito que eles possam estar ao redor de qualquer um. Mas que só permanece atormentando a quem não souber como caminhar por onde houver luz. O que eu quero dizer com isso? É muito fácil pra uma pessoa se perder no caminho. Em um piscar de olhos, uma pessoa pode sair de onde há luz direto pra escuridão. E é aí que os dementadores chegam, pra sugarem sua energia e te puxarem cada vez mais pro abismo dessa escuridão.

Eu falo isso por experiência própria, porque eu Sou uma pessoa depressiva, mas houve uma época em que eu estive no obscuro de uma depressão tão profunda, onde tudo o que eu queria era viver trancado no meu quarto, sem nunca mais sair pra encarar a vida. Sem nunca mais ter nenhum tipo de contato com o mundo. E esse é o problema: se você não quer ter o contato com as pessoas mundo afora, as únicas companhias que você terá são as dos próprios dementadores, que te atormentarão cada vez mais. Que te deixarão cada vez pior, até te levarem a loucura, a falta de esperança e de força de vontade pra continuar vivendo.

Mas como impedir que continuemos atormentados e consumidos pelos dementadores da vida real? Pode ser uma coisa simples. Talvez não seja, mas pode ser, se você estiver disposto a combatê-los. Esteja disposto a lutar por sua vida, procurando por coisas que você sabe que te fará feliz (ou então, que te fará menos triste). Você tem que procurar pelo que te trará um motivo pra se sentir feliz, só então você vai descobrir que a felicidade é algo a se conquistar. De braços atados, ela não te abraça. Vá em busca da sua felicidade de braços sempre abertos.

Muitas coisas são capazes de proporcionar felicidade. O que te deixa feliz? Às vezes coisas simples são capazes de nos deixar feliz, de nos dar um motivo pra enfrentar o dia a dia. Parece besteira, ou não funcionar, eu sei, mas acredite, se você tem em mente a ideia do que te deixará feliz, coloque essa ideia em pratica. Eu posso garantir que por menor que seja essa coisa que te deixará feliz, ela será o caminho pra que você volte a encontrar a direção da luz. Foi assim comigo. Quando eu descobri que o que me fazia mal era não me ocupar em buscar pelo que me faria feliz, eu percebi que pra uma mente depressiva, basta uma mente desocupada.

É como diz o ditado: "Mente vazia, oficina do Diabo". Ou então, dos dementadores. Não permita que eles te atormentem por muito mais tempo. São atitudes simples que farão o melhor acontecer. Tente descobrir o que te deixará pra cima, esperançoso, positivo, com uma razão pra viver... Tem que ter algo! Algo que trará nem que seja um pouquinho de alegria no seu dia a dia. E então, quando você descobrir, gaste todo o seu tempo e pensamento pra realizar isso. Você vai ver como isso pode te ajudar a sair da escuridão de uma depressão e a deixar de ser um alvo desses dementadores que te rodeiam e te consomem cada vez mais (conforme você vai se deixando ser consumido).

E tenha sempre em mente uma coisa: a felicidade pode ser encontrada mesmo nas horas mais sombrias, se você se lembrar de acender a luz. É o que diria Dumbledore.

 
 
 

Comments


©2015 - Todos os direitos reservados 

bottom of page