top of page

A SIMPLES POSSIBILIDADE DE PODER!


É natural se sentir mais velho a cada ano de vida? Acho que sim, né? Até porque a gente fica mesmo mais velho com o passar de cada ano. Hãrrrr! Mas, é aquela coisa: há pessoas com setenta anos de idade, com alma de alguém super jovem. Assim como há pessoas jovens com alma de um ancião – indisposto. Por que indisposto? Porque a alma não tem idade. O que existe são pessoas dispostas – ou não, a fazerem tudo o que gostariam, independentemente da idade.

A cada ano adquirimos experiências, em cada momento vivenciado. Muitas e muitas vezes mudamos de ideia, de pensamentos, de opinião... De tudo! Mas se tem uma coisa que devemos conservar é aquilo em que acreditamos, e a nossa visão de como queremos viver a cada ano que se inicia – pra que a gente tenha uma direção certa ao trilhar o caminho em que desejamos seguir.

Bom, enfim. Eu falo tanto que até me perco do que eu queria mesmo falar (...) Ah, mas já me lembrei!

Quando a gente está crescendo, saindo da infância pra pré-adolescência, da pré-adolescência pra adolescência, e até chegar à fase adulta, a gente geralmente costuma achar que ao chegar nessa fase, tudo vai ser muito simples e fácil de lidar. Que ser adulto significa liberdade, e só isso. A gente costuma imaginar e construir mentalmente a vida de adulto que a gente tanto gostaria de ter, desde pequeno.

E então, em um piscar de olhos, e pela lei natural da vida, a gente chega à fase em que nos olhamos no espelho e já vemos um adulto, ali, encarando a si mesmo e questionando-se: então era isso? De uma forma ou de outra, a gente acaba descobrindo que ser adulto não é tão simples como a gente imaginou há alguns anos atrás. A fase adulta não é simples. E as fases da vida não seguem a ordem de como gostaríamos que elas fossem.

Quando eu estava saindo da pré-adolescência, já no ensino médio, eu sempre imaginei que ao meu tornar adulto tudo seria incrivelmente perfeito, e que as coisas aconteceriam de forma muito simples. Eu estaria trabalhando e ganhando meu próprio dinheiro, estaria cursando uma faculdade e vivendo um relacionamento incrível. Tendo a vida dos meus sonhos.

Tudo isso sem pensar o que eu faria e como eu faria pra conseguir todas essas e outras coisas. Porque, cá entre nós, na hora de imaginar e de planejar, a gente nunca quer parar pra pensar em como concretizar esses planos, não é mesmo? É como sonhar com aquela vida perfeita pra gente e não querer acordar nunca mais – justamente por saber que dá muito trabalho conseguir essa vida. Mas a gente tem que conseguir. E não é fazendo planos sem pensar em como concretiza-los, ou sonhar sem querer acordar para as possibilidades de poder realizar esses sonhos, que a gente vai conseguir de fato realiza-los.

Agora que eu acabei de completar meus vinte anos, eu vi que as coisas não acontecem exatamente da forma como imaginamos quando menores. Não aconteceu da forma como um dia eu imaginei e planejei. Por isso hoje eu digo a mim mesmo: “plante e cultive planos, mas não se esqueça de regá-los com atitudes”.

Mesmo que chegar até aqui não tenha sido tão simples assim, algumas coisas que eu vinha planejando, já aconteceram. Como meu trabalho, por exemplo. Hoje eu posso ter meu próprio dinheiro com ele. Muitas coisas boas já aconteceram pra mim até aqui. Mas nem tudo é um mar de rosas, né? Eu sempre achei que trabalhar seria pra poder pagar uma faculdade, investir em uma carreira (esse tipo de coisa, sabe?). Mas já vi que não é bem assim! Sabe como é: as nossas dívidas tendem a subir conforme os números da nossa idade.

Não é fácil ser adulto. Você precisa trabalhar pra bancar suas próprias coisas. E cursar uma faculdade, por exemplo, o que outrora era uma prioridade, acaba ficando pra uma hora melhor, digamos assim.

É claro que isso não se aplica às pessoas que já nasceram ricas. Elas podem facilmente pagar tudo o que desejarem: facin, facin. E isso é muito bom pra elas. Mas quem não tem essa possibilidade, assim como eu, a solução é dar duro, se esforçar e correr atrás de tudo o que a gente quer conquistar em nossa vida. O que também é muito bom. E sabe o que mais? É muito mais legal!

Quero dizer, se esforçar pra conseguir todas as coisas que queremos, dá mais significado a vida. Bem mais do que simplesmente obtermos tudo de mão beijada. Concorda? Não há graça em conseguirmos algo, sem termos corrido atrás. Não têm emoção nisso. Poder trabalhar, conseguir pagar as próprias coisas e se sustentar, já é o essencial que nos torna a sermos adultos abençoados.

Sabe por que eu digo ''abençoados"? Porque há muitas pessoas que em plena juventude não têm a simples possibilidade de levantar de uma cama. De poder acordar todos os dias, abrir os olhos e enxergar um mundo de possibilidades e de oportunidades. Pessoas que infelizmente não podem sequer movimentar o corpo pra poder ir atrás de realizar os próprios sonhos. Então, levantar da cama, andar e poder ir atrás de realizar todas as coisas que desejamos, é a maior benção que poderíamos ter recebido. É uma dádiva de Deus.

Essa é a razão pela qual podemos (e devemos) nos mover, dia após dia, para obtermos tudo o que podemos ter – se formos atrás. É a melhor forma de retribuir a Deus e ao Universo a possibilidade de sermos capaz.

E pensando melhor, só pra concluir: não é a fase adulta que é difícil demais, são os desafios que temos (e que teremos durante toda nossa vida) que não são tão simples assim de serem vencidos. Mas, a nossa coragem, força de vontade, determinação e esperança, nos habilitará a passar por todos eles como vencedores. Sempre!

bottom of page