top of page

MÃE, MEU TUDO!


Mãe, certa vez me perguntaram o que a palavra mãe significava pra mim. Eu pensei: como é que eu posso te descrever em um só significado? Então, respondi: tudo! Significa tudo! E quando eu digo tudo eu estou me referindo à pessoa que você tem sido. A pessoa que você é! Aquela que me esperou ansiosamente por nove meses até me conceder o ar da vida. A pessoa que sempre fará de tudo por mim. Que tentará até o impossível para me ver sempre com um sorriso estampado no rosto. Aquela que não medirá esforços para vir me socorrer sempre que sentir que eu estou em perigo. Que se transformará em uma fera selvagem sempre que sentir a necessidade de me defender.

Sabe o que é, mãe? Eu sempre tive a mania de dizer às pessoas que eu sei como me defender sozinho. E eu realmente sei. Mas eu não poderia dizer isso quando se trata de você. As minhas defesas caem, porque eu sempre vou ter a necessidade da sua proteção. Eu sei que isso faz parte do seu instinto protetor. Vocês mães são assim. Onde veem ameaça lá estão vocês, dispostas a enfrentarem o que for necessário para nos livrar do perigo e nos manter seguros debaixo de sua proteção infinita. Assim como o seu amor, que é tão infinito quanto o que eu sinto por você, mãe!

Mãe, olhe em volta... Você já deve ter se dado conta de que eu já não sou mais aquele bebezinho que você carregou no colo, né? Aquele que você deu de mamar, que trocou muitas e muitas fraldas e que te fez passar noites e mais noites em claro durante um tempo que passou entre um piscar dos seus olhos. Os mesmos olhos que eu sei que já derramaram muitas lágrimas de alegria sempre que percebem que quanto mais o tempo passa mais próximos nós ficamos. E mesmo que agora eu já não seja mais tão dependente assim de todo o cuidado e tempo que você dedicou a mim, sempre com a mais pura e sincera emoção de ter se tornado mãe, eu ainda serei sempre dependente do seu amor incondicional e da sua companhia para que eu me sinta sempre seguro no aconchego que é ter você.

Agora olha pra mim, mãe... O adulto que me tornei graças a mãe que você foi e continua sendo. Se hoje mantemos esse laço entre mãe e filho tão forte, tudo se deve a você. A todos os anos de cuidado, de amor, carinho, respeito, proteção e cumplicidade que você me proporcionou. Hoje eu sou o reflexo da sua criação. E a nossa relação é a minha forma de eterna gratidão.

Mãe, você tem me ensinado tantas coisas ao longo desses anos. Você me ensinou o que é ser uma pessoa do bem. A fazer o bem. Me ensinou o que é ter caráter e respeito pelo próximo. A lutar pelo que eu quero e defender o que eu acredito. Você sempre me disse que as coisas poderiam ser difíceis e que eu teria que ser forte para enfrentar todas elas. Você é parte da minha força, pois eu sei que sem você ao meu lado eu não teria a força para me levantar sempre que eu caísse. Desde criança você tem me mostrado que existem dois caminhos pelos quais eu poderia seguir quando eu crescesse: o do bem e o do mal. E sempre me deixou livre para que eu pudesse escolher qual seguir.

Sabe, mãe... Agora que eu cresci eu pergunto como eu poderia escolher seguir pelo caminho do mal quando você durante todos esses anos tem me dado exemplos o suficiente para que eu me tornasse uma boa pessoa? Eu aprendi isso com você. Eu aprendi tantas coisas das quais você me ensinou com o simples fato de ser a pessoa que você é. Eu nunca vou me cansar de dizer que eu sou o seu reflexo. E eu amo poder dizer isso. Pois não poderia existir no mundo outra pessoa a quem eu pudesse me espelhar e sentir tanto orgulho. Isso é o que nos faz seguir sempre assim, juntos, nos amando, mesmo naqueles momentos em que nos desentendemos, pois nós sabemos que o nosso amor é infinitamente mais forte que qualquer desentendimento e eternamente maior que qualquer barreira.

Mãe, eu só quero te dizer obrigado pelos momentos que já vivemos e por tudo que já passamos até hoje. Eu posso dizer que eu sou abençoado por poder viver momentos tão bons ao seu lado e por termos a relação que temos. Só quero que saiba que mesmo quando eu já estiver grisalho e você com sua cabeça coberta pelos fios brancos, nós ainda teremos a mesma relação que temos hoje. Uma relação cultivada por esse amor incondicional que a cada dia se torna mais forte, na medida em que plantamos só o que desejamos colher.

Por você ser tudo eu devo tudo a você, mãe... Tudo!

Eu te amo! <3

bottom of page