top of page

PROBLEMAS: ENFRENTAR OU RECUAR?


Hoje eu acordei bem. Mas foi só até por os pés no chão e abrir as janelas do quarto. Eu não sei o que é isso, só sei que tenho sentido em quase todos os dias que me deparo com um mundo cheio de coisas pra se realizar janela afora. Cansado demais de ser eu mesmo pra poder realizar alguma coisa.

Sabe o que é? Eu não consigo me sentir como as outras pessoas. Todas elas parecem viver tão bem. Parecem felizes o tempo todo. Realizadas, completas. Por que eu não posso sentir isso? A única coisa que sinto é que não me encaixo a lugar algum.

Todos os dias somos rodeados por tantas pessoas em seu vai e vem, e elas simplesmente parecem tão focadas em realizar as coisas do seu dia a dia que aos nossos olhos parece que nenhuma delas possui problemas em suas vidas. Bom, talvez isso seja só mais um indício de que não conhecemos realmente as pessoas como elas verdadeiramente são, nem como verdadeiramente se sentem.

Olhamos à nossa volta e vemos todas essas pessoas. Mas é só o que fazemos: olhamos. Olhamos mas não enxergamos. Não enxergamos o que elas realmente são, nem como vivem, o que fazem, ou como se sentem. Acho que estamos tão focados em nossos próprios problemas que o olhar para o próximo se torna tão superficial e errôneo quanto ao pensamento de que nenhuma dessas pessoas possui problemas, só a gente. Que todas elas têm uma boa vida, livre do caos... Menos a gente.

Talvez a razão disso tudo seja porque cada um é melhor que ninguém pra saber da própria vida, dos próprios problemas e dos próprios sentimentos. É o que tento dizer a mim mesmo a cada dia que preciso por os pés no chão e encarar a vida como ela realmente é: para todos. É o que me ajuda a perceber que a realidade é essa: todas as pessoas têm problemas, só não os percebemos porque não conhecemos essas pessoas tão bem quanto elas mesmas.

E isso não é bom. Faz parecer que os nossos problemas são bem maiores do que realmente são. Simplesmente por acharmos que eles são exclusivos em nossa vida. Mas quando nos damos conta de que não somos os únicos a passar por dificuldades, que há outras pessoas que também estão sofrendo por algo, que estão tendo sentimentos ruins em relação a si mesmas e que podem até estar numa situação muito pior do que a nossa, tudo isso faz com que a gente perceba que não estamos sozinhos nessa. Que há muitas outras pessoas que também se sentem mal. E que, assim como a gente, precisam se levantar. É como acontece na vida de todos nós: caímos, mas nos levantamos. É como se a vida fosse uma montanha russa: sabemos que terão altos e baixos, e que precisamos nos manter firmes para passar por todo o percurso são e salvo.

Pensar assim toda vez que me sinto cansado de ser eu mesmo é o que me ajuda e me faz querer ser e estar cada dia melhor. Melhor pra mim, melhor pro mundo.

Não é nada fácil levantar da cama e encarar a vida quando não nos sentimos bem com nós mesmos, eu sei. Mas é preciso. Se não o fizermos, então qual será o sentido de se estar vivo num mundo onde não vivemos? É preciso viver independente de qualquer dificuldade. É preciso tomar decisões a cada manhã em que os nossos pés tocam o chão. Uma delas é a principal questão da nossa vida e dos problemas que ela traz: enfrentar ou recuar? Pergunte a si mesmo: vou deixar que todas as coisas ruins me impeçam de enfrentá-las para que eu possa descobrir que as boas também existem?

E então, tome a decisão.

bottom of page