FALANDO DE SUCESSO PROFISSIONAL: QUERO SER MARTHA STEWART
- Alan Donizete
- 4 de set. de 2016
- 3 min de leitura

Era só mais uma tarde entediante sem ter o que fazer, quando eu liguei a TV e fiquei mudando de canal, torcendo para que estivesse passando algo interessante que me tirasse o tédio. Foi quando eu vi que estava passando um dos meus programas favoritos. E! True Hollywood Story; um tipo de documentário sobre a vida e a trajetória dos mais famosos astros de Hollywood. Do anonimato ao estrelato – vapt-vupt, simples assim.
Nesse dia estava passando sobre a vida de Martha Stewart. Eu sempre ouvi falar muito sobre essa mulher, por conta de sua brilhante-trajetória-de-sucesso, como dizem, mas nunca fui procurar saber o porquê ela era tão popular e inspirava tantas pessoas. Então eu parei para assistir. Quando terminei, três letras e uma palavra descreviam o que eu estava sentindo: UAU! Uau, essa mulher é um espetáculo!
Você ainda não conhece a trajetória e o histórico profissional de Martha Stewart? Se você é uma daquelas pessoas sonhadoras – e batalhadoras – que sonham em alcançar o sucesso em alguma área de suas vidas, então, UAU, você precisa conhecer! Ela simplesmente construiu um império no mundo do empreendedorismo! Eu não vou entrar em detalhes, mas agora eu sei o porquê ela é tão inspiradora assim..
Mas, sobretudo, toda essa história me deixou pensando: é surreal o quão incrível é uma pessoa partir do nada, e então se tornar incrivelmente bem sucedida. Olhando de fora, parece que tudo isso acontece como num passe de mágica. Ou então que é uma daquelas histórias de livros, onde os personagens principais sempre se dão bem em seus finais felizes. Mas, afinal, no mundo real, qual será o segredo para alcançar o sucesso?
Eu sei que a resposta pode ser óbvia: trabalhar, trabalhar, dar duro e trabalhar. Mas eu fico pensando: tem algo além disso.. Tem que ter! Ora, eu estou cercado por pessoas que trabalharam a vida inteira e que continuam dando duro pela própria sobrevivência, e que mesmo assim não alcançaram o sucesso profissional. E então, o que é preciso para ter esse sucesso? Dar duro no trabalho? Estudar para cursar uma boa faculdade e ter melhores oportunidades no mercado de trabalho? Ser inteligente? Ter sorte? Talento? Qual é a fórmula secreta?
Sabe, eu assisto a todos esses documentários sobre a bem sucedida trajetória dos famosos, e a dúvida maior é realmente essa: como? Como eles conseguiram? Isso me intriga, me aflige, me inspira.
Tantas histórias de sucesso de pessoas que começaram com as mesmas dificuldades pelas quais todos nós passamos. Martha Stewart, Oprah Winfrey, Michael Jackson, J.K. Rowling e outros tantos... Famosos ou anônimos, as histórias de triunfo estão aí para nos inspirar todos os dias.
Embora a dúvida de como essas pessoas chegaram até onde estão, de uma coisa eu tenho a certeza: todas elas começaram. De um lugar, de uma ideia, de um sonho, de um propósito. Todas deram a cara a tapa para irem em busca do sucesso profissional, e assim de uma vida melhor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que encontrariam e de todos os riscos que correriam em fracassar, nada as detiveram. E você constata isso depois do êxito que elas tiveram.
Mas afinal de contas, a pergunta que não quer calar: como ter esse êxito? Como podemos definir a trajetória de todas essas pessoas que alcançaram o sucesso? Um golpe de sorte, de inteligência, de talento ou de muito trabalho duro? Bom, talvez seja uma junção de tudo isso. Talvez a jornada até o sucesso dependa do quão grande é a sua vontade em obtê-lo, do quão disposto você está em analisar com determinação os seus interesses, em descobrir os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, e então se empenhar em por toda sua capacidade no que você acredita piamente que pode ter muito êxito.
Canalize o seu desejo, a sua ideia e a sua capacidade em começar o que pode mudar sua vida. Todas as pessoas que chegaram ao topo começaram debaixo. E o que distancia a realidade delas hoje, da nossa realidade? Bom, talvez todos os passos que elas já deram. E o que nos diferencia? Absolutamente nada. As possibilidades não fazem distinção, estão abertas a todos os que buscam por ela.
A obtenção do sucesso não é uma cartada de sorte, mas a recompensa de quem sabe jogar com todas as cartas.
Só pra terminar, quer um conselho de quem também está no caminho pela mesma recompensa? Nunca se desvie dele. Pode parecer que é um longo e árduo caminho, mas quando você tem a certeza do que quer e entra nesse caminho pela conquista, trilhá-lo acaba se tornando o seu objetivo na vida. E então você percebe que o que nos move e nos guia pelo caminho do sucesso, é o objetivo que temos em alcança-lo.
Commenti