YOUTUBERS: POR QUE TANTO SUCESSO E INFLUÊNCIA?
- Alan Donizete
- 26 de out. de 2016
- 3 min de leitura

Ei, você! Você é um internauta que curte e acompanha essa febre da internet que são os youtubers? Dia desses eu estava assistindo o Programa Raul Gil, quando começou o quadro "Youtubers Querem Saber". Aposto que você também já assistiu, né?!
Assistindo, eu parei pra pensar: caramba, os youtubers estão dominando o mundo... E estão mesmo! Se não o mundo, todas as mídias que há nele! Você já reparou? Eles estão em anúncios de tevê, em propagandas de grandes marcas, programas de tevê em diferentes emissoras, nas telas dos cinemas, dando entrevistas nas rádios e estampando jornais e revistas Brasil - e mundo - afora.
Mas por que esses jovens influenciadores são tão disputados por grandes empresas e mídias atualmente? Com certeza pelo próprio titulo que a eles foi atribuído: influenciadores. Influenciadores digitais. Mas, pera lá! Eles têm seus 16, 18, 20, 21, 22 anos... São tão jovens, assim como a grande maioria do público que os acompanha.
Como eles conquistaram todo esse reconhecimento e como podem influenciar tantas pessoas assim?
A resposta pode ser essa: quando adolescentes que já estão iniciando uma vida adulta, ou até mesmo pré-adolescentes que estão se preocupando um pouco mais cedo com o futuro se encontram em uma crise existencial, onde se veem sem perspectiva de vida, sem saber que direção tomar, ou o que fazer e o que ser daqui a um, três ou cinco anos, eles podem facilmente ser influenciados - por aqueles que estão um passo além deles.
Quer dizer, sim, há pessoas que estão assistindo canais no youtube simplesmente porque pode ser divertido. Há mesmo muitos canais divertidíssimos, com muito entretenimento. Mas pra mim tem algo além disso! Por que um jovem passaria horas e horas do seu dia na frente do computador assistindo a esses vídeos, ao invés de estar fazendo algo que seja produtivo pra sua própria vida? Mais uma vez eu bato na tecla da influência destes que estão um passo a frente.
Poxa vida, olha só quanta coisa esses youtubers estão conquistando com tão pouca idade. Isso é inspirador pra qualquer pessoa, não é? Estão construindo e reformando casas, comprando propriedades, abrindo empresas, ganhando um dinheiro muito acima do que ganhariam em um emprego comum com salário mínimo. Autonomia total! E isso é tão incrível. É tão incrível ver pessoas tão jovens conquistando algo tão grande e importante em suas vidas.
Mas até que ponto toda a influência - e inspiração - dessas conquistas é boa pra quem está do outro lado da tela?
Eu não estou dizendo que o menino e a menina que está na frente do computador assistindo a esses vídeos e acompanhando a rotina desses youtubers deva parar imediatamente com o que está fazendo para ir atrás do próprio futuro. Não! Calma lá! Há tempo pra tudo... E o suficiente pra cada um dar um passo de cada vez em busca de conquistar os próprios objetivos.
Eu só pensei que talvez pudesse ser um alerta para: horas e horas na frente do computador. Horas navegando, horas mente vagando.
Sim, eu sei, olhar e admirar a conquista alheia é bem mais fácil do que ir em busca da nossa própria.
Eu sei que você dá play naquele vídeo do seu youtuber favorito falando sobre seus feitos e conquistas, e pensa: poderia ser eu. Mas a questão é: o que você faz - ou fará - para que de fato seja você?
Sabe, os youtubers que a gente vê por toda parte não fazem vídeos, eles produzem conteúdo. Eles estão trabalhando e ganhando dinheiro ao mesmo tempo em que estão influenciando você, eu e milhares de seus inscritos.
Use essa influência da melhor maneira possível. Não para se imaginar no lugar de seus influenciadores, com todas as suas conquistas, mas para se motivar a ir em busca de suas próprias. Descubra no que você mais se identifica em fazer, se empenhe nisso, e então seja a influência de alguém também.
Agora, um desejo para toda e qualquer realização:
Um youtube com mais youtubers que nos inspirem coisas boas;
Um mundo com mais pessoas inspiradas a fazer essas coisas boas... Para si e para os outros.
Bondade, autonomia e sucesso, tal como se este fosse o nosso lema nessa nossa busca por toda e qualquer realização.
Comments