top of page

FAÇA ALGUNS BRIGADEIROS


Eu acho que não existe nada tão magnifico e tão nosso quanto criar. A possibilidade de você poder criar algo já é por si só surreal, mas quando esse "algo" pode gerar a sua autonomia é ainda mais surreal. Sabe, ter autonomia não é só ser dono de um negócio e do próprio nariz. Vai muito além disso. Ser autônomo é também descobrir o seu lugar no mundo, a sua vocação na vida.

Não importa o que seja. Seja lá o que for que você planeje criar, será algo eternamente seu. Será a sua fonte de renda e a fonte de inspiração para muitas outras pessoas, pode ter certeza disso. Será a sua marca, o seu legado. Isso não é incrível?

Eu sempre me identifico muito com histórias de pessoas que começaram seus próprios negócios e graças a eles conseguiram alcançar seus objetivos. É o que eu sonho um dia alcançar em meio a tantas ideais; algumas ainda em mente, outras em prática. Mas o que me inspirou a escrever este post dessa vez foi ver na tevê a história de um homem que tinha o sonho de viajar para outro país a fim de ir em busca dos seus sonhos. Mas, assim como muitos de nós, ele não tinha dinheiro pra isso. Aliás, ele tinha 20 reais na carteira.

O que foi que ele fez? Teve a ideia de gênio de pegar esses 20 reais e usar para comprar ingredientes. De que? De brigadeiro. Sim, ele fez brigadeiros e saiu para vender. Vendeu. Voltou pra casa com 40 reais. Multiplicar aqueles 20 deve ter sido tão bom pra ele, que ele continuou fazendo e vendendo brigadeiros. Até que em determinado tempo ele conseguiu juntar dinheiro o suficiente para fazer a tal viagem e ir em busca dos seus sonhos. Hoje, ele os alcançou. Então, a ideia do brigadeiro foi muito mais do que boa pra ele, foi libertador pra sua vida. Uma coisa que pra muitas pessoas pode parecer tão simples, o fez alcançar muito mais coisas do que ele achou que podia. Não se trata do brigadeiro, se trata da força de vontade que gera a capacidade da pessoa em criar uma coisa que a faça colher bons frutos.

Sabe, eu fico maravilhado, tipo nas nuvens, sonhando, quando vejo histórias como esta. Me inspira muito. Quando eu paro pra pensar que o Silvio Santos começou a trabalhar como camelô aos 14 anos e hoje é o maior empresário do país, ou que a Oprah Winfrey veio de uma infância muito pobre e sofrida e com todas as muitas dificuldades se tornou o que é hoje, eu me sinto como se tivesse um dever. Um dever de fazer algo nessa vida, como uma missão. Pensar que não estamos aqui simplesmente por viver, mas para conquistar o que esperamos enquanto vivemos.

O que você espera conquistar? Sejam quais forem os seus maiores sonhos, comece de baixo. Faça alguns brigadeiros - como se eles fossem a metáfora para o seu sucesso. Os transforme em dinheiro. Faça desse dinheiro a sua autonomia e dessa autonomia as suas asas para voar cada vez mais longe. Porque depois que a gente levanta o primeiro voo, a nossa visão de onde a gente está para onde a gente quer chegar, se torna muito mais clara e objetiva.

Tenha objetivos. Tenha planos. Se arrisque. Caia, levante e continue. Conquiste.

E no final de cada conquista, diga: consegui.

bottom of page