top of page

VOU ABRIR MINHAS ASAS E EU APRENDEREI COMO VOAR


O dia era novo, mas a mania era sempre a mesma: acordar escutando alguma música com uma letra inspiradora pra enfrentar o dia. Dessa vez eu estava ouvindo Breakaway, da Kelly Clarkson. Tem letra de música mais maravilhosa que essa? Ela passa uma mensagem tão, tão inspiradora, que me fez parar pra refletir um pouco sobre o que a letra diz; sobretudo sobre a frase: ''I'll spread my wings and I'll learn how to fly...'' E assim sobre a vida.

Faça o seguinte: feche os olhos. Agora repita pra você mesmo: ''Vou abrir minhas asas e eu aprenderei como voar''. Que significado essa frase traz pra você? Não te soa libertadora?

Pra mim, é como se cada pessoa tivesse o dever de construir a própria vida por si só, pelo próprio esforço; para ter a independência que todos nós precisamos (e devemos) ter. Você se considera uma pessoa independente?

Sabe, talvez você tenha 15, 18, 20 ou 25 anos e ainda more com seus pais, não tenha um emprego e nem o próprio dinheiro pra se sustentar... E tudo bem. Nada tá errado. Nem sempre se trata do que você é e do que você tem agora, mas para onde você planeja chegar e o que deseja ser.

A vida de todos nós pode parecer muito complicada - e talvez seja. Ou talvez nós é que complicamos demais. Porque se a gente parar pra pensar, de pouquinho em pouquinho, de degrau em degrau, nós podemos dar um jeito nela e chegarmos onde queremos.

Em poucos minutos você consegue traçar toda a trajetória que você planejar trilhar. Só pare, pense e repense a sua existência: "Ah, eu posso morar com meus pais até concluir meus estudos. Depois eu posso começar a procurar um emprego e, quando o tiver, com o dinheiro desse emprego eu posso bancar os cursos que eu quero fazer, a faculdade que eu quero cursar e começar a arcar com todas as contas que eu fizer". E eu sei, o dinheiro é pouco, e talvez você precise da ajuda dos seus pais ou de qualquer outra pessoa. E, sim, você pode (e deve) aceitar ajuda. Ser independente e conseguir as coisas por méritos próprios não significa que você tenha que abrir mão da humildade de aceitar ajuda de todos aqueles dispostos a ajudar. E assim você vai trilhando o próprio caminho; realizando pequenas e grandes conquistas.

Seja a pessoa que você planejou ser, lá atrás, quando fechou ou olhos e imaginou.

Já ouviu aquele ditado: ''De grão em grão a galinha enche o papo''? É assim que é em nossa vida. Hoje é ensino fundamental, amanhã ensino médio e depois superior. Depois você consegue um emprego e continua enchendo o papo. Paga as suas contas e banca todos os seus gastos. Depois, trabalhando e com uma situação financeira mais estável, você começa a planejar ciscar um pouco mais além e começa a pensar em seu próprio cantinho pra morar. Então você se muda, e seja lá como for a sua rotina, será a Sua rotina.

Eu não estou dizendo que esta seja a vida que você deva seguir. Talvez não seja o que você queira. Mas seja lá o que for que você queira pra sua vida, são as coisas mais simples que conferem a independência que todos nós buscamos. É limpar a própria casa, lavar a própria roupa.. Ou então pagar com seu próprio dinheiro pra que alguém faça isso por você. É ir ao supermercado, ao banco, ao centro da cidade pra resolver as suas pendências... Ah, e sem mais a mãe do lado pra falar e resolver tudo por você, tá?

''Vou abrir minhas asas e eu aprenderei como voar''. Lembra? É disso que se trata! Quando você sai do ninho ao qual você está acostumado que façam tudo por você, você descobre um mundo de imensas possibilidades, as quais você poderá sempre abrir voo em direção a todas elas.

Voe... Make a wish, take a chance, make a change and breakaway!

bottom of page