top of page

UMA PRECE AOS SONHADORES DE SONHOS ENJAULADOS


Depois de um bom tempo sem escrever nada por aqui eu senti uma necessidade berrante de por algo pra fora, mas não sei ao certo o que, só sei que está me sufocando.

Sei lá, sempre que eu fico desocupado, aqui, no meu quarto, eu fico pensando muito sobre a vida, sobre todas as coisas que tem acontecido nos últimos tempos e sobre tudo o que não aconteceu ainda, mas que eu gostaria que acontecesse. Pela janela eu olho para o céu, e então penso e repenso a minha existência.

Sabe quando você sente algo que não sabe o que é, mas você sabe que está sentindo porque isso está te sufocando, matutando a sua cabeça fazendo com que seus olhos se encham de lágrimas? É assim que eu tenho me sentido nesses momentos.

Nesse momento eu estou olhando as estrelas no céu. Como pode o universo ser tão grande e a minha existência dentro dele tão pequena? Me pergunto. E é como se esse vento que sopra meu rosto dissesse: o universo não é grande, ele é infinito. É infinito como todas as suas possibilidades de tornar grande a sua existência dentro dele.

Penso: é uma voz que devo seguir ou só o meu inconsciente dizendo o que meu ser já sabe? Repenso.

Às vezes eu ouço essas vozes dentro de mim, dizendo os caminhos que eu deveria seguir e as atitudes que deveria tomar. E por alguns instantes eu sinto o desejo enorme de abraçar o mundo e correr atrás de todas essas coisas que eu venho planejando e sonhando. Mas então volta aquela coisa que me sufoca e reprime mais uma vez todas essas vontades. É como se eu não fosse capaz.

A noite passa enquanto eu me perco em devaneios. Custa muito eu conseguir simplesmente deitar e dormir. Mas eu durmo. Quando me dou conta o sol já está batendo nessa mesma janela.

É engraçado, o dia não fala como a noite. Já reparou? A noite é silenciosa, misteriosa, o único som que ela emite é o julgamento de tudo o que fizemos e fomos no dia que deu lugar a ela.

Eu não tenho feito muita coisa. Quer dizer, não as coisas que eu deveria fazer para ter a tranquilidade de chegar a noite e poder dizer: fiz algo. Tentei, realizei, conquistei. Talvez todo esse sentimento que tem me sufocado seja um grito enjaulado querendo ecoar aos quatro cantos, dizendo: EU PRECISOOO O O O..!!!!! Eu preciso tentar, eu preciso arriscar, eu preciso fazer, eu preciso ser, eu preciso cair, levantar e continuar... Eu preciso me LIBERTAR!

Talvez todas as coisas façam parte de um plano que esteja conspirando a meu favor – e a favor de todos nós – e que eu não esteja percebendo porque estou pensando contra. Talvez a noite seja silenciosa para justamente me fazer pensar – não contra, mas a favor. A favor da vida que eu gostaria de ter. E talvez o dia seja barulhento e tumultuado para me despertar a correr atrás dela. São tantos talvez, tantas inseguranças e incertezas, mas em meio a todas elas eu tenho a certeza absoluta de que não é desse jeito, observando ela passar, que eu quero que a minha vida termine.

Estranho, ficar olhando para o céu me faz viajar nesses pensamentos e sentimentos que eu expressei aqui e que acabou abafando aquela angustia. Estou me sentindo um pouco melhor depois de por pra fora tudo isso.

Eu só queria dizer mais uma coisa: uma prece aos sonhadores de sonhos enjaulados. Tristezas vem e vão. Felicidades também. Que nos libertemos a nos permitir ser livres.

bottom of page